Sabes por onde começar a tua rotina? E quais os passos básicos que deves fazer?
Uma rotina de Skincare não tem de ser uma complicação, deve até ser simples para que seja fácil mantermos a consistência e realizá-la todos os dias. Podes ter uma rotina de skincare com poucos produtos e sem gastar muito dinheiro!
LIMPAR | TRATAR | PROTEGER
Estas são as etapas que deves seguir e utilizar os produtos adequados ao teu tipo de pele em cada uma delas.
1º Passo – Limpar:
Usar um cleanser suave, adequado ao teu tipo de pele, que não seja esfoliante. De manhã até podes lavar o rosto apenas com água, estiveste a dormir, não suaste, não estás oleosa… por isso podes usar apenas água para limpar o rosto porque lavar demasiado o rosto deixa a pele sensível e pode secá-la ou levá-la a produzir mais óleo para compensar o que lhe tirámos. Contudo, isto não é aconselhado para todas as peles e deves ter sempre em conta como reage a tua.
Mas atenção, o que diz na embalagem não é universal! Por exemplo, eu posso ter a pele oleosa e com acne e usar um gel de limpeza para pele sensível porque estou a fazer algum tipo de tratamento para o acne e a pele está reativa.
Deixo-te aqui alguns exemplos de cleansers suaves para vários tipos de pele (não patrocinados).
2º Passo – Tratar:
É nesta escolha que se comete mais erros e onde as pessoas gastam mais €. Todas as peles são diferentes e tem necessidades diferentes, deves escolher que condição da tua pele desejas tratar (Acne, Rosácea, Eczema, Desidratação, Melasma, Hiperpigmentação,…) e aconselhares-te de quais os tratamentos indicados para o teu tipo de pele e o que deves tratar primeiro. Não devemos aplicar demasiados princípios ativos de uma vez porque vamos obter o efeito contrário e danificar a pele em vez de a melhorar.
Menos é Mais! Há produtos que tem várias finalidades mas não são adequados para todos os tipos de pele. Pessoas com acne, normalmente, usufruem bastante dos benefícios da vitamina A (retinol) enquanto pessoas com rosácea tendem a ter reações desagradáveis.
Neste passo vamos escolher o que tratar e qual ou quais os produtos que mais se adequam. Podes escolher vitamina C, retinol, ácido salicílico, ácido glicólico, entre muitoooos outros. Mas cuidado que há princípios ativos que não devem ser misturados! Como por exemplo, retinol e ácido salicílico ou peróxido de benzoílo e ácido salicílico, entre muitas outras combinações que não devem ser feitas.
O melhor é fazeres um aconselhamento com um profissional, se quiseres eu posso ajudar-te a escolher quais os produtos mais indicados para a tua rotina.
Deixo-te aqui alguns exemplos de produtos para várias condições da pele (não patrocinados).
3º Passo – Proteger:
Depois de limpar a pele e tratar vamos “bloquear” esse tratamento e evitar a perda de água pela epiderme usando um hidratante seguido do Protetor Solar de manhã. Se quisermos uma rotina mais minimalista, de manhã, podemos passar diretamente para o Protetor Solar, mas quase nenhuma pele aceita bem esta batota, principalmente no inverno quando a pele fica mais seca e ressequida. Por mais que ao inicio a nossa pele pareça aceitar a dispensa do hidratante antes do protetor solar vai acabar por desidratar e enrugar devido à falta de água. À noite devemos compensar e caprichar na hidratação.
Consistência… Consistência… Consistência…
Já definiste os passos na tua rotina, já escolheste os tratamentos mais adequados para ti, já encontraste um Protetor Solar que não fica pegajoso, está na hora de seres CONSISTENTE!
Os resultados podem demorar 1 mês ou 6 meses aparecer mas se tivermos sempre a trocar de produtos e não formos consistentes então não veremos melhorias.